sexta-feira, março 11, 2011

Conclusão, mesmo quando já se sabe a resposta...pergunta-se sempre!


Hoje fui buscar a nossa Pitchuca ao colégio!
Ainda mal tinha chegado à entrada já me perguntavam..." E a tia da L.,não é?!"  Sou sim, respondi muito orgulhosa!
Posso?....
Sim, claro, é no primeiro corredor à esquerda...
E eu, muito sabida da minha lição, respondi de imediato "Sala Tartarugas, eu sei!"

Visto está que... mal virei no corredor à esquerda, me perdi! mas só por breves segundos, claro!Ia jurar que a sala era do outro lado...
Baralhada entre salas e salinhas e muita garotada pequenita, ao fundo do corredor uma educadora perguntava-me "É a tia da L.? Não sei porquê mas achei que era!" (não poderá ter ligação com o meu ar de patareca, a achar que tinham trocado as salas de lugar...como mais uma conspiração cósmica a meu desfavor!...nããoooooooo!)
Retomo a marcha até aquela que me indicavam ser a sala correcta...mas que afinal dizia na porta "Sala Panda"!!!! Como podia adivinhar?! Não fui notificada desta alteração! Mauuuuuu-maria!

Entretanto, junto à porta já estava a educadora a perguntar...adivinhemos o quê?

 A: "É o Mickey Mouse ?"
 B : " Censos 2011?"
ou...
C : " É a tia da L.?"...

Lá está... maisssssss uma vez... "Sou pois!" (como resposta à hipótese C...para os mais distraídos,não sei...)

Educadamente (porque às vezes até sou educadinha!) apresentei-me "Maria  Arroz"*
Por esta altura já o meu docinho de coco, rebento de soja,  tinha largado a brincadeira com a amiguinha e corria para a porta! Um forte abraço como "olá" foi logo o que ganhei pela minha chegada!

Entre o mostar o  ( micro) rabo-de-cavalo que tinha, o gancho da Minnie e a pulseira no pulso que trazia, lá foi numa correria buscar o seu copincha do sono, a sacola e o seu casaquinho!!
E eu entre o prestar e dar atenção à L. e o dar resposta à conversa que se gerava com uma e outra educadora que se juntava à novidade... lá ia tentando perceber se estava a dar conta de todo o recado!

" A L. disse que a tia Mar a vinha buscar" enquanto a outra dizia  "Ai....é tão parecida com a mãe!"
À minha resposta devastadora - mas altamente pedagógica e com um grande sorriso - "Eu sou irmã do pai!" a outra educadora confirmava em simultâneo, já só faltando dar uma cotovelada à colega!
Passo a explicar que, a cada vez que vou ao colégio  dizem-me sempre que sou parecida com a mãe da L. !(Atenção, são sempre educadoras diferentes! nâo é uma que está simplesmente ché-ché...)
 E eu respondo sempre o mesmo! Não por gosto de deixar a outra pessoa atrapalhada, mas porque , ainda que tal comparação me deixe igualmente inchada de orgulho, realmente sou irmã é do pai!
Mas até é mesmo possivel que existam algumas semelhanças entre mim e a mãe da L., porque afinal de contas ela é a minha irmã mais nova!
(agora é que está tudo confundido! "Irmã mais nova...casada com irmão...que raio!Família de incestuosos!!!!" Não...nada disso!)

Lá vim embora com a L.,depois de darmos um "Até amanhã!" a todos os seus amiguinhos e educadoras. Contentes, fomos andando formosas! Ela carregando o seu copincha do sono ao colo, com uma mão segurava o pão que ia mascando e a outra ia bem grudadinha na minha, enquanto começava o relato do seu dia na escolinha! Chegando ao carro, ela tenta subir para a cadeirinha, eu pego nela ao colo, sento-a e começo a apertar o seu arnês. Ela vê o brinquedo de fazer bolinhas de sabão e começa a explicar-me como se faz... molha-se...tira-se aquela coisa e depois sopra-se... assim! e faz!
 Ora...os mais atentos repararam com toda a certeza que descrevi a nossa saída do colégio de mãos dadas e a comer PÃO! Pois foi...assim que ela fez fssssssssssssuuuuuuuuuuu.... fingindo que tinha o fazedor de bolas de sabão na mão...mas que na verdade não tinha, ...eu estava a apertar o arnês ali mesmo à frente!!!!......foi só mesmo um banho de migalhas de pão babadas para cima da tia... Só tive tempo de fechar os olhinhos! Ela sem perceber o que se tinha passado, , tinha na cara uma expressão tão própria, tão doce, tão carinha de quem está a tentar perceber... que aquilo só dá mesmo para rir, limpar as migalhas que me acertaram e dar-lhe um beijo-turra! Disse-lhe "L. tu não existes..." e ela riu-se...e continuou a contar o seu dia!..

Pitchuca mais linda da tia!


* traduçãp para a blogosfera!

segunda-feira, março 07, 2011

Carnaval...


não é mesmo a minha praia!
O mais festiva que posso ficar nesta época é a usar umas orelhas de rato que fiz e que a L., quando era mais pequenita, ficava muito intrigada a olhar para as minhas orelhas diferentes ...
Hoje em dia já diz que são como as da Mimi (mais conhecida no mundo inteiro por Minnie...mas como elas são íntimas, a L trata-a por Mimi... são delícias próprias da infância!)

Este ano a Pitchuca Lu variou nas suas máscaras...Um dia foi de palhacito, trabalho feito na escola! No outro dia usou um vestido que a Avó Arroz trouxe das suas férias em terras castelhanas (mas que, ao que parece, se vendem em qualquer loja chinoca!)  Tendo servido para marcar a diferença um belo par de sapatos de sevilhanas, vermelhos com bolinhas brancas, com micro-saltos! - um susto para qualquer adulto! Mas não será preciso dizer que para criança aquilo é único! Imagine-se...Uns sapatos que fazem barulho ao andar como os de gente crescida....e às bolinhas como as roupas da Mimi!!!...
Não queria tirar os sapatos por nada! E para que se saiba,  ainda lhes estavam um pedacinho grandes!...só visto!
Entretanto hoje foi dia de fada...mas "fada boa", como ela faz questão de salientar! (santa inocência genuína...)
E vamos lá ver o que se arranja para a Terça-feira de carnaval!


Mas no ano que passou fiquei incumbida de fazer a fatiota para o Carnaval da nossa Pitchuca!
Por esses dias ( ...meses... ou melhor, ano!) o que estava na berra naquele imáginário infantil era a estória do Capuchinho Vermelho!
Aquilo é que foram livros de todos os géneros e feitios, com milhares de ilustrações da estória conhecida...

até com o mesmo livro cada um de nós acabava por refazer a estória! Aqui nunca ninguém consegue contar a mesma estória de maneira igual! (talvez daí ela não se ter fartado...) Uma coisa era certa... a cada ilustração do Lobo, a L. parava para dar três valentes sapatadas na imagem, enquanto dizia "mau! mau! mau!" a cada uma delas!
Aquilo eram as toalhas turcas encarnadas sempre a fazer de capa... a primeira vez que se fez de uma simples toalha de mãos uma super capinha de capuchinho vermelho aquela garota ficou tão contente que nem dá para descrever!

                                                                (aqui está simplesmente a tentar perceber o que se estava a passar...)
Era ela e a Avó Arroz a correr a casa e o jardim atrás do Lobo Mau com um qualquer pauzinho, ou até uma colher de pau...ouvindo-se "dar tao-tao no Lobo Mau!"
Eram cestinhos para levar os doces à avózinha...com mel... pão...bolinhos...PIZZA!!!! enfim...muito mais, desde que fizesse parte das coisas que ela já soubesse identificar como "coisinhas boas"!

Foi a sua fase Capuchinho Vermelho e não havia nada mais certo que fazer dela Capuchinho por um dia!
Toca então de fazer uma capinha, porque o resto era fácil de arranjar!
Difícil foi...fazer com que a L. ficasse sossegada para lhe tirar algumas medidas!Não ficou, pois claro! Tratou-se de tirar as medidas por um dos seus casaquitos e lá se fez a super capinha de Capuchinho Vermelho!

Eis a capinha e o seu micro cestinho!

Foi a nossa Capuchinho Vermelho! Ainda hoje não se sabe se algum dos seus coleguinhas da escola teve a infeliz ideia de se mascarar de Lobo Mau...esperamos que não!
Há vários anos que ando aqui a magicar uma abelhinha gordinha... mas vamos ter de esperar pelo Carnaval do próximo ano!