quinta-feira, abril 07, 2011

Porque sempre tive a panca do papel...



E agora iniciei-me no restauro de papel!
Uma área nova para mim, que se revelou  bem complexa mas altamente fascinante!

Medo...muito medo...muitas horas de pesquisa e apontamentos, outras tantas a "moer juízo" de amigas e colegas já experientes na área, rua abaixo rua acima ("como uma garina", como diz o nosso Serginho!) a reunir o material necessário e outras horas mais a "reflectir" sobre o caso (o que acho que era só medo mesmo!) Mas afinal eu ia intervencionar a obra completamente sozinha!!! Imagine-se o pânico!!!!
De qualquer modo, pedi a uma amiga para estar presente, como apoio moral...
Ora vamos ser francos! Ela estava ali não fosse eu querer cortar os pulsinhos caso alguma coisa corresse menos bem!

Mas levei tempo até me sentir com os níveis mínimos de confiança exigidos para executar o trabalho...
Quando nos embrenhamos pela Teoria  do Restauro, levamos cada aspecto ao extremo! Tudo é encarado como vital! E na verdade, neste momento vejo tal aspecto como a grande diferença entre o trabalho de um handyman e o de alguém que compreende e incorpora a Conservação e Restauro.
Talvez seja uma característica de quem ainda dá os primeiros passos em C&R, ou talvez seja somente por eu ter a mania da perfeição... Mas que se junte um misto dos dois e vamos bem!

A obra também comportava grande responsabilidade por parte do seu autor... F. Machiana, artista plástico moçambicano. Tive em mãos um dos seus desenhos a tinta-da-china, que tinha sofrido um "acidente"...

O resultado aos olhos do cliente foi muito positivo e isso foi obviamente importante para mim. Mas tão, ou mais, importante foi uma colega com muitos anos de experiência  dar o seu aval!
(Como se prevê, a obra passou primeiro por essa observação e só posteriormente foi entregue ao cliente, com o relatório de toda a intervenção, está claro! Sou louca de intervencionar numa área nova completamente sozinha, mas não sou louca de não pedir uma opinião a quem sabe! Ah pois é!)

E pronto! Correu tudo muito bem e eu fquei basicamente histérica por tudo! Correu bem, aprendi pra xuxu, cliente satisfeito, trabalho recuperado, dinheiro no caixa!
Já ninguém me suporta, pareço a maior da minha aldeia!

 Aqui fica um pormenor resultado do "acidente"... (sim, havia outros mais assim ao longo da obra!)
Antes

Depois
( Lá está...errei... pois esqueci-me de fazer contraste no fundo da fotografia! Raios! Só agora reparei...)

Ainda tenho muito para aprender neste campo, mas já estou apta aos primeiros passos!
Vou continuar o estudo por esta área! Adorei descobri-la!
A euforia é tal que, qual criança, um dos meus sonhos neste momento era ter uma MOP!!!!
E depois governava o Mundo com ela, pois está claro!
Sou mesmo muito infantil, graças a Deus...

Agora vem a caminho uma formação em encadernação para ajudar à coisa!
(...vamos lá ver... afinal já lá vão quase sete meses que não faço um cursinho!)

Quanto às notícias deste país...venha de lá esse tal de FMI ou FEF,ou o que quiserem,  pois se servir para acabar com uma parcelazita da corrupção, também conhecida por tachódromo, eu já me vou dar por satisfeita!

Sem comentários: